Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Música: Meu alvo (Kleber Lucas)



*Pedido de Joandson Quirino (Via Facebook)

Letra:

Estou subindo pra um lugar mais alto
Eu já queimei as pontes com o passado
E em meus olhos vejo o futuro
Tudo novo se fez, tudo novo se faz
E dessa estrada eu não me desvio nunca mais
Estou firme, eu não me desvio nunca mais

Vou avançar, eu vou crescer
Ninguém vai me deter
Meu alvo é Cristo, meu alvo é Cristo

Vou avançar, eu vou crescer
Ninguém vai me deter
Meu alvo é Cristo, meu alvo é Cristo

Estou subindo pra um lugar mais alto
Eu já desisti de andar sozinho
Cristo vive em mim
E os meus pés estão no caminho, estão no caminho
E dessa estrada eu não me desvio nunca mais
Estou firme, eu não me desvio nunca mais

Vou avançar, eu vou vencer
Ninguém vai me deter,

Meu alvo é Cristo, meu alvo é Cristo


Análise:

Tentando voltar aos poucos com as análises, atendo ao pedido do irmão Joandson, feito pela página do Blog, no Facebook. Aproveite pra curti-la :).

Para esta canção farei o seguinte, primeiramente uma análise imparcial da letra e somente da letra, e logo em seguida alguns pequenos comentários, contextualizando-a com a nossa realidade diária nos arraiais gospeis.

À primeira vista, esta canção parece tender para o triunfalismo secular, comum em boa parte das canções gospeis de nossos dias, porém absolutamente contrário ao Evangelho e a uma vida de dedicação à Cristo, conforme podemos ver claramente nas Sagradas Escrituras, através da vida e ensinos de Jesus e dos apóstolos.
“De fato, todas as pessoas que almejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidas” (2 Tm 3:12).

O refrão então, se assemelha muito a esse tipo de ensino de conquistas terrenas por obra de Cristo: “Vou avançar, eu vou crescer”.

Mas como prometido, serei imparcial. O contexto geral da canção revela outra coisa. Esta subida "a um lugar mais alto”, este avanço e crescimento, se referem a uma vida com Cristo e se alinha bem com um importante ensino de Paulo:

“Como está escrito: ‘Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro’. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8:36-39).

Nada pode deter o avanço espiritual de alguém que está em Cristo, abarcado pelo seu amor. Se “cristo vive em mim”, então eu persevero e “não me desvio nunca mais”.

Portanto, considerando estas coisas, afirmo que esta é uma canção que não deturpa as verdades do Evangelho, portanto está aprovada por esta análise e por mim.

Agora vamos a alguns comentários, lembrando que eles não mudarão a aprovação da letra, mas entendo serem pertinentes.

Quando pensamos não mais no contexto restrito da letra, e pensamos no contexto social e religioso onde ela se apresenta, encontramos algumas preocupações.

Isso porque ao considerarmos que vivemos um momento em que uma imensa parte das pregações, canções, livros e ensinos cristãos enfatizam justamente vitórias, conquistas, triunfos e prosperidades terrenas, e também que, para infelicidade geral, uma multidão de cristãos evangélicos não possuem um conhecimento satisfatório do Evangelho genuíno de Jesus, percebemos que canções como essa serão compreendidas dentro dessa realidade.

Ou seja, boa parte dos evangélicos, ao ouvirem esta canção, inevitavelmente compreenderão que se trata de referencias a estas vitórias terrenas, ignorarão a verdadeira vitória e perseverança do cristão e se alegrarão com a massagem de seus egos triunfalistas. Não por culpa da letra, mas pela nossa dificuldade em colocar os “pontos nos is” corretamente. Eu vejo isso acontecer todo dia.

Desculpem-me pela sinceridade e pelo pessimismo, mas vivemos realmente tempos difíceis.

Deus abençoe e tenha misericórdia de todos nós.



Related Posts with Thumbnails