Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

terça-feira, 22 de março de 2011

Música: Meu bem Querer (Ítalo José)



Letra:

Que bom é ter o senhor comigo
Deitar no teu colo e receber carinho
Lá fora o mundo tenta me tragar
Estando contigo posso crer e descansar

Tu és o meu amado rei Jesus
Fonte de vida, minha vida minha luz
O sol que nasce aquece o meu viver
Consolo, abrigo, meu eterno amigo
Meu bem querer

E mesmo que venha fortes tempestades
E sobre mim o medo e a vaidade
Sei que comigo estás e o inimigo
Não pode me derrotar

Tu és minha força és a minha luz
Minha vitória és o meu Jesus
E em minha tu serás para sempre
Meu bem querer
E em minha tu serás para sempre
Meu bem querer


Análise:

Se você não entendeu ainda o que eu tento ensinar sobre uma música de adoração genuína, que exalta unicamente ao Senhor, eis outro belo exemplo. O fato mais marcante de uma canção assim é a maneira como O senhor é exaltado enquanto o homem se coloca em posição de dependencia dEle, sem encher-se de si mesmo e sem cultivar sentimentos de auto-afirmação como “eu posso, eu conquisto”.

Esta canção é também um ótimo exemplo de como é possível aliar poesia e melodia sem precisar abrir mão da verdade do Evangelho e da adoração exclusiva.

De forma poética o autor vai citando várias características de nosso Deus e expressando o prazer em estar com Ele. Tudo isso em conformidade com a Palavra de Deus, pois segundo ela estando com Deus é possível descansar (Salmo 91:1), Ele é a nossa vida (Colossenses 3:4), nossa luz (João 1:9), nosso Rei (I Timóteo 6:15), consolo (Salmo 23:4), abrigo (Salmo 31:20), dentre outras qualidades aqui contidas que o tornam de fato digno de toda honra e glória para todo o sempre, Aleluia!

Enfim, nunca esqueça de que Cristo é tudo em todos e pense bem no que você anda cantando com a desculpa de que está adorando...

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos”. (Colossenses 3:9-11)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Música: Não posso ficar sem Jesus (Bob Jonathan)


Letra:

Não posso ficar sem Jesus
Me diga o que fazer pra ficar perto de ti
Me diga o que dizer quando palavras não vem a mim
Desperta em mim vontade e o prazer em te servir
Mas não me deixe ficar longe de ti

Eu não posso viver sem a tua Presença
Eu não posso ficar sem olhar para ti
Eu não posso viver sem a tua Presença
Eu não posso ficar sem olhar para ti, Jesus

Sem Tua presença eu não posso viver
Sem o Teu amor eu não posso viver
Sem o Teu olhar eu não posso viver, Jesus

Análise:

Depois de vários meses volto enfim a postar novas análises. Gostaria então de iniciar com uma das várias canções que fizeram parte da trilha sonora de meus passeios em família durante este tempo parado.

Trata-se de uma das canções do cd “nacontramão do mundo”, de Bob Jonathan, ex integrante do grupo Raiz Coral, que afirma logo no título uma verdade absoluta (sim, elas existem!), “Não posso ficar sem Jesus”.

Aqui o autor não faz uso de parafrases de nenhum texto bíblico específico, o que não deixar de manter um padrão puramente espiritual e bíblico durante toda a letra. Afirmar que não podemos viver sem Jesus aliás, é lugar comum (ou pelo menos deveria ser) entre os cristãos, uma vez que Ele é a nossa vida, o nosso amor, o agente de nossa salvação, Ele é tudo em todos.

Mas o que mais me chama atenção, além desta verdade que permeia todo o contexto, está exposto na primeira estrofe, que diz: “Desperta em mim vontade e o prazer em te servir”.

Quão difícil é hoje em dia nos interessarmos por afirmações desse tipo! Quão escasso são as canções que se dedicam a nos ensinar ou a nos motivar a sermos servos no lugar de sermos servidos, prósperos e conquistadores! Afinal de contas, é disso também que se trata o cristianismo, de servimos uns aos outros, à semelhança de Cristo.

assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. (Mateus 20:28)

Quando ouço canções assim sinto-me renovado por saber que nem tudo no meio evangélico trata-se somente de prosperidade, pois ainda há aqueles que buscam adorar a Deus, não apenas com palavras, mas servindo-o, e esta canção traz exatamente este ensinamento, esta motivação.

Sinto-me ainda compelido a concluir com um comentário: canção nenhuma possui algum tipo de poder espiritual em si mesma, o que tem poder é Deus e a Sua Palavra e é justamente aqui que habitam minhas preocupações em relação às músicas cristãs, uma vez que elas cumprem um papel não apenas de expressão musical, mas didático, levando-nos a praticar, muitas vezes, aquilo que sua letra expressa, tendo portanto a necessidade de estarem em conformidade com as Escrituras Sagradas.

Related Posts with Thumbnails