Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Música: Alguem Como Eu (Luiz Arcanjo)


*Pedido de Eder Barbosa (Via Blog)

Letra:

Entra Mestre,descansa um pouco
Estás cansado,estás sedento e rouco
Dorme Mestre, a casa é Tua
Já fechei porta e janela pra rua

Deixou me falando só
Dormiu tão pesado fazia dó
Como será Mestre este sonho Teu?
Sonhas como homem? sonhas como Deus?
Sonhas com a glória que tinhas com o Pai, na luz?
Ou sonhas com a cruz?

Perdoa Mestre, mas já é hora
Uma multidão te espera lá fora
Estás decidido, não te detenho
Vais curando até chegar ao lenho

Partiu,fica a paz em mim,
Fica sala com cheiro de jasmim
Vai verter a vida do corpo Seu,
Pra levar a culpa de alguém como eu,
Pra lavar o sujo do meu próprio eu,
Levar-me puro a Deus


Análise:

Quando ouvi esta canção pela primeira vez confesso que fiquei relutante. É uma característica minha desde antes de criar este Blog de análises, eu sempre fico avaliando a letra quando ouço uma música pela primeira vez.

Especialmente quando ouvi a expressão “dormiu tão pesado que fazia dó” eu pensei: “Ué, de que Jesus estamos falando? Do Jesus que detém todo o poder?”. Me pareceu um rebaixamento para o nosso Senhor.

Mas depois pude perceber que na verdade esta canção retrata um Jesus humano, em conformidade com Aquele que se entregou para morrer a nossa morte, quando habitou conosco nesta terra, um Jesus que muitas vezes esquecemos que existiu:

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hb 4:15)

Podendo ele compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, porquanto também ele mesmo está rodeado de fraqueza.” (Hb 5:2)

Desta maneira, em forma de canção e em versos simples, o autor fala do mesmo Jesus, o nosso amado que suportou todas as tentações que nós enfrentamos, porém, diferentemente de nós, sem pecar e, por causa disso, lindamente esposto na última estrofe, recebeu todo o poder para lavar com seu próprio sangue pecadores sujos como cada um de nós, tornando-nos filhos seus, eternamente habitantes do Reino de Deus.

A música é ótima e é sempre bom lembrarmos que Jesus abriu mão de sua divindade para, tornando-se igual a nós, nos reconciliar com Deus através de sua morte. Um Jesus simples, como simples é o seu Evangelho...

18 comentários:

Anônimo disse...

Irmão, vejo que você é muito duro em analisa, por isso sugiro:

Santa geração - Intimidade
Santa Geração - Não há outro como tú
Marcos Witt - Sana nuestra tierra


Quero ver sua opinião sobre essas músicas acima. O seu desafio será traduzir intimidade.

Anônimo disse...

desculpe - analisar em vez de traduzir

Ruy Cavalcante disse...

Paz amado anônimo,

A questão não é ser duro ou mole, eu analiso baseado na palavra de Deus, ela é quem reprova ou não...

Colocarei estas canções em minha lista e assim que possível pstarei as analises..

paz.

Eder Barbosa de Melo disse...

Eu acho essa canção linda demais, a versão do Luiz Arcanjo ficou tão boa quanto a do Stênio (Marcius - o autor). Ela me passa uma sensação de intimidade, mesmo sendo uma representação de um episodio bíblico, é como se Cristo o homem estivesse em minha casa. E o fato de enfatizar a humanidade de Cristo só a torna mais poetica, porque nos ensina a valorizar o relacionamento com o Senhor, ao invés de só querer as bençãos do Todo-Poderoso, confesso que essa letra as vezes me faz chorar, pelo sentimento de gratidão nos ultimos versos:

Vai verter a vida do corpo Seu,
Pra levar a culpa de alguém como eu,
Pra lavar o sujo do meu próprio eu,
Levar-me puro a Deus

Linda demais.

Clara disse...

A graça e a Paz do SENHOR!
Fiquei muito feliz ao encontrar esse blog, estava nos últimos dias procurando um blog assim, eu quando escuto as canções fico meditando nas letras e percebo realmente muitas incoerencias. Gostei das suas análises. Gostaria que analisasse a canção "dono das estrelas" de trazendo a arca.

Ruy Cavalcante disse...

Olá irmã Clara,

É uma ótima atitude avaliar o que cantamos, uma vez que servimos a um Deus Santo e perfeito..

Vou colocar esta canção na lista de analises ok: Em breve publicarei.. abração e paz

Marcos disse...

Em resposta a um comentário ao louvor Ziguezagueando de Kléber Lucas você citou expressão de louvor. Você poderia analisar analogamente a bíblia, Grupo Logos - Expressão de Louvor?

DOUGLAS CARIAS DOS SANTOS SILVA disse...

Graça e paz, irmão Ruy!
Seu trabalho é realmente admirável e extremamente necessário para os nossos dias - só não vê quem não quer, ou quem não pode (Mateus 13.13, João 9.39). Gostaria de saber se há algum modo de ajudar-lhe nessa obra. Há várias canções que merecem ser analisadas positivamente, e há muito mais outras que precisam ser revistas, do ponto de vista negativo. De qualquer forma, louvamos a Deus por seu trabalho e sua contribuição. Por favor, não pare! São muito poucos os que fazem isso!
Peço que visite o meu blog, o Reflexões de um Jovem Cristão. O endereço é reflexoesjovem.blogspot.com.
Desde já agradeço e mais uma vez o parabenizo!
Atenciosamente,
Douglas.

Ruy Cavalcante disse...

Paz irmão Douglas,

Grato pelas palavras e não se preocupe, não vou parar, pois minha intenção é zelar pelo Evangelho de Cristo, não tenho compromisso com o conforto e diversão de ninguém e sim com a verdade do Evangelho.

Ajudas são sempre bem vindas...

Deus te abençoe sempre.. paz

Ana Claudia disse...

Essa música é do Stênio, maninho. O Luiz Arcanjo faz uma interpretação dela, né?

Ruy Cavalcante disse...

ho certeza, mas acredito que sim mana. Independente disso, é uma bela canção. :)

Elaine Flores disse...

Paz do Senhor,meu irmão!
Não sei se vai lembrar,mas,sou a ElainePFlores do facecristao.Não tive muito estômago pra ficar por lá,kkkk.Mas, estou seguindo seu site e o pedido que fiz lá no face tá de pé.Gostaria que você fizesse uma análise da música Covardia da Léa Mendonça.
Fique na paz!!!!

Ana Claudia disse...

Não querendo superestimar, mas geralmente as músicas do Stênio são genuinamente cristãs, porque ele é um cara que tem cabeça, ele pensa, e é cristão de verdade, eu conheci o cara
pessoalmente, e posso dizer, e se é cristão de verdade, faz músicas verdadeiras.

Continue com as análises, irmão!

Sugestão: "Ressuscita-me" Aline Barros. Essa dá um caldo, hein (rs)

Ana Claudia disse...

Não querendo superestimar, mas geralmente as músicas do Stênio são genuinamente cristãs, porque ele é um cara que tem cabeça, ele pensa, e é cristão de verdade.
Eu conheci o cara pessoalmente, e posso dizer.
E se é cristão de verdade, faz músicas verdadeiras.

Continue com as análises, irmão!

Sugestão: "Ressuscita-me", Aline Barros. Essa dá um caldo, hein (rs)

Davi Matins disse...

Meu Irmao queria pedir a Análise critica da Musica : Os sonhos de José -Mattos Nascimento ;D
Desde Ja agradeço !
Favor enviar comentario da Musica para o email : davimartins17@hotmail.com
Deus Abençoe!

Fernando Barbosa disse...

A letra pode até ter sido aprovada, mas atentaiva do Arcanjo em entrar pra MPB Gospel foi frustrada pela probreza musical. Paupérrima! Ele precisa fazer um estágio com gente que entende de arranjos... É uma música intimista que não se encaixa na linha do artista. Reprovada por mim!

David disse...

Tu é ridículo, kkkkkkkkkk

"Quando ouvi esta canção pela primeira vez confesso que fiquei relutante."

Você é um crítico de bosta.

Ruy Cavalcante disse...

Sua crítica é muito inteligente David, tentarei encarnar tamanha erudição e embasamento em minhas próximas análises, vc me ensinou muito...

kk

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails